quinta-feira, 26 de maio de 2011

Benefícios da Adoção das IFRS nas Pequenas e Médias Empresas

A importância da adoção das IFRS é assunto da edição do CRCRS de abril, nela são ressaltadas a importância da convergência no atual mundo globalizado e na mudança das práticas e linhas de pensamento voltadas para o Fisco no Brasil.

“A interpretação de peças contábeis, a partir da padronização de um regramento em nível mundial traz benefícios econômicos, na medida em que facilita os investimentos nacionais e estrangeiros, possibilita uma real e transparente avaliação dos bens, baseados em único entendimento, e favorece a tomada de decisão, que encontra um firme alicerce em dados concretos que refletem a situação real das instituições.”
Zulmir Breda

“Ao adotar as IFRS, o principal benefício percebido por uma empresa é que suas demonstrações Contábeis se tornem mais confiáveis na percepção de investidores e de credores (usuários que não têm condições de exigir relatórios que atendam suas necessidades informacionais específicas). Tal confiabilidade é decorrência comparabilidade, da completude informacional e da própria qualidade da informação prestada.
A comparabilidade é alcançada à medida que diversas empresas que desempenham determinada atividade econômica adotam as mesmas políticas contábeis (aquelas requeridas ou aceitas pelos IFRS) para reconhecer mensurar e evidenciar transações e eventos semelhantes. Pode-se contra argumentar que a comparabilidade seria alcançada independente dos IFRS – bastaria que empresas semelhantes de determinada jurisdição adotassem o mesmo conjunto de políticas contábeis, seja BRGAAP, USGAAP ou qualquer - GAAP. A questão que se coloca é que com a adoção dos IFRS, a comparabilidade está potencializada exponencialmente, uma vez que mais de 120 países exigem ou permitem que as empresas negociadas em suas bolsas de valores adotem os IFRS.”
Ricardo Lopes Cardoso

O Conselho Federal de Contabilidade editou, em 2009, a Resolução nº 1.255, que aprova a NBC TG 1000 Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas. A exigência de divulgação das demonstrações contábeis baseadas nas IFRS, no Brasil teve como data limite 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário